sábado, 2 de maio de 2020

De novo ELE baixou das alturas



Aprendi com o filósofo Thoreau a meditar sobre a loucura da cidade, seu materialismo e artificialidade, e também a ter prazer nas caminhadas. O objetivo é me aproximar da natureza, de preferência aquela que menos sofreu interferência dos humanos. Caminho não para obter preparo físico, mas sim para encontrar inspiração.
Estava nessa de respirar fundo, inalando o ar "puro" e divagando sobre um monte de coisa, quando ELE de novo baixou das alturas. E foi logo dizendo: "Cadelão, aquela gorda bisbilhoteira falou mais coisas a teu respeito. Disse que tu tá igual uma barata que, depois de levar um pontapé, fica horas de pernas pra cima, se debatendo, desesperada pra voltar a ter o domínio da SUA realidade. Velho, não ligue para o que ela diz. Olhe ao teu redor, tu tem uma vida boa, embora simples, mas tem combustível e garotas pra pelo menos olhar e sonhar. Tu pode ser um bêbado devasso, mas teu semblante e o caminhar são leves, diferentemente desses indivíduos com sua pança de refri e comilanças nervosas e mil e uma preocupações e deveres e papéis sociais e muitos negócios e muita grana e nenhum propósito sublime na vida, apenas trabalhar e acumular. Meu, sei do teu sonho de ser muito lido e famoso. Tu quer mesmo isso? Então vai por mim. Nas tuas histórias, não confesse as coisas boas que tu fez na vida. Ninguém vai se interessar. Conte sim, em de-ta-lhes, as coisas mais sórdidas e sujas que tu fez e viu por aí, esse povo vai se deliciar e lambuzar de tanto ler e reler e pedir bis. Antes de subir, só mais um conselho, pra ti e teus amigos: fumem uns baseados, viajem... É bom pra relaxar... é bom pra dormir".

(B. B. Palermo)

O PATIFE tá enrolando de novo

Quando fui acertar a conta no bar, pendurada nos últimos dias, o bolicheiro não encontrou, no caderno, o meu nome. Ao repassar a longa l...