segunda-feira, 22 de junho de 2020

O jeito como tu rasteja por aí diz muito de tua personalidade



A TV mostra sujeitos sarados e jovens e brancos, e também velhos com pinta de bem-sucedidos, protestando diante do Congresso Nacional. Isso e outras coisas mais confundem o que é real e o que é ficção, o que é verdade e o que é mentira.
Não vou embarcar nessa tortura coletiva. Logo estaremos mortos. Sobrará o nada parindo o nada. E, dessa briga de porcos, a história significará pouca coisa. Apenas sobreviverão os jogos de poder.
Estar vivo ou estar morto, talvez o limite entre um e outro seja mero detalhe, mecanismo que faz parte de um desencadeamento natural ou aleatório.
Ouço um blues e desconfio que ele tem algo a me dizer. Um sacana manipulador de mentes trituradas pela vida cotidiana.
Um carro estaciona bruscamente diante de casa. É o doctor Biza. Cheira a álcool, porém está ligado. Abro a geladeira e apanho uma cerveja, alcanço ao meu amigo e retiro da bandeja alguns ovos. Ele se esparrama no sofá, e diz:
- O jeito como tu coloca os ovos na bandejinha diz muito de tua personalidade.
E acrescenta:
- Como tu faz com o feijão que cozinha?
Antes que eu esboce uma resposta, ele despeja, num tom imperativo:
- Tem que deixar de molho durante a noite pra cozinhar no dia seguinte. Senão, a feijoada vai produzir muitos gases (na verdade, ele disse "muitos peidos"), contribuindo para o agravamento do efeito estufa.
Não queria a companhia de alguém. Mesmo contrariado, eu não falo nada, apenas fico remoendo: "Sim, doutor estrambólico, cada movimento que meu corpo faz mostra a essência do meu ser. E tu, nobre sábio, desenvolveu a verdadeira ferramenta para compreender isso".
Ao assoprar seus assuntos, solta no ar gotículas azedas. Sempre começa com um "tu sabia que...".
Penso: "Bobinho, esse conhecimento que tu tanto confia, vaza água no final. Tantas teorias e tratados, que se mostravam a solução dos problemas, hoje são vistos como pobres ensaios cômicos... Doutor, não te apegue a tanta coisa que tu escuta por ai".
Precisa falar. Sexo desvairado durante 3 dias não acalmou sua mente, pelo contrário.
Narra os cursos que vem fazendo. São diversos workshops... Sobre tanta coisa, muita autoajuda requentada com física quântica e tals.
Biza trabalha pesado no verbo, e eu penso no que esses espíritos elevados têm pra me dizer. Advogados, médicos, políticos, religiosos, mecânicos, técnicos, engenheiros.
Vai despejando tudo isso, enquanto murmuro "aham... aham".
Minha mente vagueia pelo universo, creio que procura algo que proteja de epidemias, assassinatos, desemprego, pestes, e também desses doutos que têm eterna pretensão de verdade.
O raciocínio do doctor plana sobre as nuvens, semeando assuntos e mais assuntos. No meu cantinho até sou feliz. Aqui ergo muralhas, tenho boa imunidade do que vem de fora, evito ser contagiado pela irradiação das opiniões emitidas por um povo tacanho e raivoso.
Agora meu amigo fala do sítio que sua mulher herdou. Eu seguro as lágrimas, tantas vezes desejei morar no meio do mato, afastado da correria e dos gritos urbanos. Criar porcos e galinhas, pescar lambaris à tardinha num córrego de águas límpidas e tranquilas. Me emociono pra valer quando ele diz que está medicando algumas árvores, as pobrezinhas foram atacadas pelos cupins. Aduba, mija nelas, fala, canta e abraça suas amigas, e elas estão reagindo bem.
Não posso me queixar. Consegui uma graninha para repor e manter meu estoque de bebidas, então está tudo ok. Vivemos "em um mundo sem esperança, mas sem desespero". Foi o que disse Henry Miller na década de 1930. Agora, em 2020, creio que ele continua com razão.
Biza continua ligadão. Tudo porque a mulher o botou pra correr. Passou os 3 últimos dias fornicando com umas putas sacaninhas.
Sei como é. Em alguns dias fará uma síntese de todos os conhecimentos adquiridos nessa pluralidade de cursos, e seu discurso deixará sua mulher enfeitiçada pelo valoroso e indispensável cretino. Ela o aceitará de volta e viverão uma invejável lua de mel.
Agora eu aprendi o que fazer: vou concentrar minhas energias físicas e mentais para ganhar dinheiro, ser próspero a tal ponto que também consiga comprar um sítio. Descobri no Youtube um curso que ensina, em poucos dias, a como chegar lá.
Pra encerrar, uma lembrança do que aprendi, ouvindo hoje o doctor Biza: "O jeito como tu rasteja por aí diz muito de tua personalidade".

 (B. B. Palermo)

O PATIFE tá enrolando de novo

Quando fui acertar a conta no bar, pendurada nos últimos dias, o bolicheiro não encontrou, no caderno, o meu nome. Ao repassar a longa l...