sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Encontrei Hellen numa parada de ônibus


Desenvoltura de bailarina, cabelos curtos pintados num tom esverdeado, cor semelhante à dos olhos.
Hellen frequenta aulas de dança desde menina, estuda fotografia e pensa cursar medicina.
Mas Hellen não deve ter pressa. Ela tem dezessete anos.
Hellen é minha amiga e fica à vontade para me dizer como é o seu jeito de ser. Com frequência ela abandona suas escolhas e parte pra algo novo.
Hellen é minha amiga, mas ficou ruborizada e eu fiquei ruborizado, pelo menos no início de nosso papo. Mas isso sempre acontece nos encontros aleatórios, numa parada de ônibus.
Prefiro ônibus ao carro, me enxergo nos diversos olhares e, se não fosse na parada de ônibus no centro da cidade, dificilmente me alegraria com aquele olhar da cor do mar.
Estudar em boas escolas, ser bem amparada econômica e afetivamente pelos pais, fazem com que Hellen tenha um futuro promissor.
E eu não posso reclamar, tendo essas fontes cristalinas que me inspiram.
Hellen trouxe tantas novidades, e logo nos despedimos, acho que foi por isso que tive dificuldade para acompanhar seu raciocínio, talvez ela falasse um pouco rápido demais, ou porque navegamos em diferentes gerações, Hellen no limite da adolescência e a meio passo da vida adulta, Cadelão pedalando na subida da meia idade.
Hoje não tive um choque de realidade, mas sim de juventude.
Hellen não precisa se estressar com doces e frituras, não precisa se resignar com meia dúzia de folhas de alface durante o almoço, nem suportar adoçantes no café da manhã.
Hellen, o mundo se descortina diante dos teus olhos verdes - fiquei pensando depois, mas não tive tempo nem coragem de dizer-Lhe.
Ser amigo de Hellen desde sua infância, ser amigo dos seus pais, ser um poeta fracassado, não impedem que eu tenha medo de tropeçar e despencar em direção ao abismo. Mas com a imagem de Hellen assim tão viva, saber que Ela existe, tornam o abismo uma tentação. Sim, acreditem, ele mora a meio passo do paraíso.



(B. B. Palermo)

O PATIFE tá enrolando de novo

Quando fui acertar a conta no bar, pendurada nos últimos dias, o bolicheiro não encontrou, no caderno, o meu nome. Ao repassar a longa l...