terça-feira, 1 de julho de 2008

Oficina no IMEAB - de Ijuí-RS.

O INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA NO IMEAB

Ler histórias é poder sorrir com as situações vividas pelos personagens, viajando num mundo imaginário. Ter curiosidades e, através das mesmas, sentir emoções, tais como: tristeza, raiva, alegria, medo segurança, etc.
Através da poesia descobrimos e compreendemos o mundo lúdico, viajamos para lugares inesquecíveis, dando asas à imaginação, permitindo-nos ampliar o vocabulário, e também despertando o interesse na leitura e escrita.
Os alunos da terceira série da Turma 31 da escola IMEAB demonstraram curiosidade e interesse em conhecer o professor e escritor Américo Piovesan, tendo contato com seu segundo livro de literatura infanto-juvenil, Teco, o poeta sonhador, em: Segredos do coração. Juntamente com sua professora, Marlise Didoné Martini, as crianças leram o livro na biblioteca da escola, continuaram o bate-papo em sala de aula (sobre questões que a leitura do livro suscitou), e tiveram a oportunidade de conhecer o escritor e saciar sua curiosidade através de dezenas de perguntas.

O arroto - escrito por Teco, o poeta sonhador

O ARROTO

O arroto
é um pára
quedas
furado
descendo
em parafuso
nas asas
do vento...

Certo dia o arroto
aprendeu a surfar
num túnel imenso,
depois de pegar uma onda
nuns goles de guaraná...

Ao se esborrachar
nas paredes do estômago,
o arroto teve uma pressa louca
de voltar e dar um susto
no céu da boca!

Quem não souber
o barulho que ele fez,
que aprenda a arrotar!

Novo homem!

  Grãos de areia interditaram meus olhos nesta quarta-feira de tarde, bastou umas calcinhas no varal tomarem banho de sol e ousarem ...