terça-feira, 29 de julho de 2008
A TURMA DO TECO NAS ESCOLAS

No dia 07 de agosto a Turma do Teco apresentará uma peça teatral baseada no livro Teco, o peta sonhador, em: segredos do coração. A professora Eloísa e seus alunos, da Escola E.E.F. Pedro Maciel, do Itaí-RS. vão compartilhar, com alunos, professores e comunidade, da escola municipal Amazonas, de Ijuí-RS, suas alegrias, dramas, paixões, travessuras, segredos, etc. A comunidade escolar vai dialogar e refletir sobre os valores que vivenciamos na sociedade, tais como amizade, competição, solidariedade, individualismo, tolerância, entre outros.
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Lançamento do Livro: Teco Poeta Sonhador
Ao ficarmos diante do olhar do leitor e de seu contato com nosso livro, nos enchemos de expectativa. Já no processo da escrita, não conseguimos fugir da presença silenciosa dos leitores e dos nossos personagens.
terça-feira, 1 de julho de 2008
Oficina no IMEAB - de Ijuí-RS.
Ler histórias é poder sorrir com as situações vividas pelos personagens, viajando num mundo imaginário. Ter curiosidades e, através das mesmas, sentir emoções, tais como: tristeza, raiva, alegria, medo segurança, etc.
Através da poesia descobrimos e compreendemos o mundo lúdico, viajamos para lugares inesquecíveis, dando asas à imaginação, permitindo-nos ampliar o vocabulário, e também despertando o interesse na leitura e escrita.
Os alunos da terceira série da Turma 31 da escola IMEAB demonstraram curiosidade e interesse em conhecer o professor e escritor Américo Piovesan, tendo contato com seu segundo livro de literatura infanto-juvenil, Teco, o poeta sonhador, em: Segredos do coração. Juntamente com sua professora, Marlise Didoné Martini, as crianças leram o livro na biblioteca da escola, continuaram o bate-papo em sala de aula (sobre questões que a leitura do livro suscitou), e tiveram a oportunidade de conhecer o escritor e saciar sua curiosidade através de dezenas de perguntas.
O arroto - escrito por Teco, o poeta sonhador
O arroto
é um pára
quedas
furado
descendo
em parafuso
nas asas
do vento...
Certo dia o arroto
aprendeu a surfar
num túnel imenso,
depois de pegar uma onda
nuns goles de guaraná...
Ao se esborrachar
nas paredes do estômago,
o arroto teve uma pressa louca
de voltar e dar um susto
no céu da boca!
Quem não souber
o barulho que ele fez,
que aprenda a arrotar!
Foi o que deu pra fazer
Dei o livro pra uma amiga que estava de níver, nos seu 90 anos bem vividos, e o Lutero, o cara do pub, exclamou, depois que leu a ...

-
Nada a ver, menino! Baratas, sobreviventes neste planeta há 6 milhões de anos, passeiam pela sala cantarolando um samba do “Demô...
-
Garota, nossos destinos têm pernas bambas e percorrem umas trilhas nada paralelas. Veja bem, você não leu Schopenhauer nem Han...